Levantamento da Conab indica recuperação da produção de grãos

07/04/2009 - 10h26

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O sétimolevantamento da safra de grãos 2008/2009, feito por técnicosda Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no mês do março,apresenta um resultado melhor do que o anterior, que previu aprimeira alta após cinco quedas consecutivas. De acordo coma estimativa, a produção será de 137,57 milhõesde toneladas, crescimento de 1,7% em relação àda pesquisa anterior, que projetava a colheita de 135,32 milhõesde toneladas. O secretário executivo do Ministério da Agricultura,Silas Brasileiro, e o presidente da Conab, Wagner Rossi, darãouma entrevista coletiva à imprensa às 10h para detalhar a pesquisa.Segundo a estatal, o resultado positivo deste levantamento se deveprincipalmente ao clima e à boa distribuição daschuvas nas regiões produtoras do país nos últimosmeses.Com esse resultado, asafra atual vai se consolidando como a segunda maior da história,perdendo apenas para a anterior, que produziu 144,13 milhõesde toneladas. O aumento verificado neste levantamento foiinfluenciado, em grande parte, pelo milho, que passou de 50,37milhões de toneladas em fevereiro para 51,91 milhões detoneladas em março. Soja e arroz também subiram. Oprimeiro, de 57,63 milhões para 58,14 milhões de toneladas. Jáo cereal teve incremento de 12,52 milhões para 12,67 milhões detoneladas.O principal destaque emrelação ao ciclo anterior, entretanto, é ofeijão, que, na contramão de outras culturas que registraramqueda de produção, apresenta aumento de 8,2%. Astrês safras do grão (das águas, da seca e deinverno) ao longo do ciclo 2008/2009 deve atingir os 3,81 milhõesde toneladas, suprindo o consumo interno, o que não ocorriahá algumas safras.

O ciclo atual, que vaiaté julho, já teve mais de 65% dos grãos dasafra de verão colhidos no Centro-Sul, como milho, feijão,arroz e soja. Em relação ao trigo, produto estratégicopara o país que será colhido no segundo semestre, o levantamento de março apresenta um recuo de 13,1%, de 6,02 milhões para 5,23 milhões de toneladas. Na semana passada, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes,disse que espera um aumento de 10% na produção.

Apesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de março, com aparticipação de 70 técnicos da Conab. Elesentrevistaram produtores rurais, agrônomos e técnicos decooperativas, secretarias de Agricultura, órgãos deassistência técnica e extensão rural e agentesfinanceiros dos principais municípios produtores do país.