Sindicatos querem ajuda de empresas e governo para conceder ônibus gratuito a desempregados

06/04/2009 - 19h07

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Parabeneficiar desempregados com vale-transporte, ossindicatos dos Metalúrgicos, das Costureiras e dosTrabalhadores na Indústria de Brinquedos de São Pauloquerem o apoio das empresas e do governo federal. A proposta foiapresentada por representantes sindicais hoje (6), em uma reunião com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Oencontro foi uma tentativa de resolver o impasse sobre o fornecimentode passagens de ônibus para trabalhadores sem emprego.

Ossindicalistas afirmam que uma decisão do juiz FernãoBorba Franco, da 14ª Vara da Fazenda Pública, ordenou opagamento do benefício. A prefeitura se baseia em uma liminardo desembargador Oliveira Santos, da 6ª Câmara de Direito Público, para dizer que não é obrigada a conceder aspassagens.

Como nãofoi possível chegar a um acordo com a prefeitura na reuniãode hoje, os sindicatos propuseram buscar o apoio das empresas e dogoverno federal para garantir o benefício. Segundo opresidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, oprefeito está disposto a discutir a alternativa.

“Ele [oprefeito Kassab] vai convidar as empresas para discutir.Nós [sindicatos] vamos conversar um pouco no Ministériodo Trabalho para a gente tentar ver quais são as alternativaspara bancar o custo do vale-transporte para os desempregados”,disse.