Conferência de jovens discute envolvimento escolar em políticas de meio ambiente

03/04/2009 - 12h46

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Cercade mil pessoas participam na noite de hoje (3) da 3ªConferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, emLuziânia (GO). O encontro ocorre até terça-feira (7) e pretende fortalecer a educaçãoambiental com o envolvimento da escola na construçãode políticas públicas voltadas para o setor.

Quase 700 estudantes – com idade entre 11 e14 anos – de todo o país irão debater as mudançasambientais globais e propor alternativas para a sustentabilidade doplaneta. A conferência é promovida pelos ministérios da Educaçãoe do Meio Ambiente e conta com a participação de 126educadores e gestores estaduais, além de 70 observadoresinternacionais de 43 países.

Em 2008, 58 mil instituições de ensinofundamental receberam material didático que servirá defomento às discussões. Aidéia é trabalhar também a melhoria dodesempenho das escolas com base nos resultados do Índice deDesenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alémde incentivar a inclusão da problemáticasócio-ambiental e da sustentabilidade no PlanoPolítico-Pedagógico.

Ostemas abordados nos painéis de discussão relacionam oelementos terra, água, fogo e ar com os problemascontemporâneos que afetam os sistemas naturais e as populaçõesem todo o planeta. Cada um deles inclui o debate sobre açõese medidas sustentáveis, como políticas adaptativas,preventivas e transformadoras.

Oencontro termina, na terça-feira, com uma caminhada, a partir das 16h,pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ao final,a Carta das Responsabilidades será entregue àautoridades no Teatro Nacional. Para o encerramento, foram convidadoso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros daEducação, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, CarlosMinc.

Emjunho de 2010, o Brasil irá sediar a ConferênciaInternacional Infanto-Juvenil, com a participação dejovens delegados de todo o mundo. O evento está previsto para ocorrer em Brasília.