Contribuinte individual pode fazer agendamento na Previdência por telefone ou internet

02/04/2009 - 11h41

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O agendamento eletrônico para atendimento aos chamados contribuintes individuais da Previdência Social, que antes só era feito pessoalmente nas agências do INSS, já já pode ser feito, a partir de hoje (2), pelo telefone 135 da Central de Atendimento, ou por  página do órgão na internet (www.previdencia.gov.br) . Esse público soma  8,3 milhões de pessoas. São diretores em empresas rurais ou urbanas, síndicos remunerados, taxistas, vendedores ambulantes, diaristas, pintores, sacerdotes, eletricistas, membros de cooperativas de trabalho e outros profissionais que representam 16,3% dos 51,2 miilhões de segurados da Previdência Social. Eles poderão obter informações sobre vínculos e remunerações, dados cadastrais, detalhes sobre o recolhimento de contribuições e cadastrar senhas para acesso às informações na base de dados da Previdência Social. Todas as dúvidas dos segurados sobre o trato de assuntos de seu interesse, de acordo com o ministério, podem ser esclarecidas por meio do 135, teclando a opção número 1, para falar com um dos atendentes. De acordo com a Central de Atendimento, o contribuinte pode encontrar dificuldades para acessar o telefone das 10h às 12h, ou a partir do meio da tarde, por causa do grande número de chamadas. Por isso, nas primeiras horas da manhã ou a partir do final da tarde é mais fácil falar com os atendentes.