Aumento do consumo faz a carga de energia do Sistema Interligado Nacional crescer 2,7%

01/04/2009 - 20h42

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A carga de energia de marçodo Sistema Interligado Nacional (SIN) aumentou 2,7% em relaçãoà do mês anterior, mostrando também variaçãopositiva (2,1%) em relação à do mesmo mês do anopassado. Os dados constam do Boletim de Carga Mensal, divulgado hoje(1ª) pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Já o crescimentono acumulado dos últimos 12 meses foi de 2,3%, em comparaçãoa igual período anterior.

Segundo os técnicos daGerência de Previsão e Acompanhamento da Carga do ONS, os setores industriais menos afetados pela crise internacionalmotivaram em grande parte o aumento do consumo de energia em março.Também as temperaturas mais altas registradas no período,em especial nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e em alguns estadosdo Sul brasileiro, contribuíram para a variaçãopositiva da taxa.

O maior crescimento da carga (3,1%) em relação a fevereiro foi observado nosubsistema Sudeste/Centro-Oeste. Nessa região, o aumento dacarga atingiu 1,4% na comparação com março de 2008. Já nosubsistema Sul, o consumo de energia subiu 1,4% sobre fevereiro,registrando a maior variação positiva (4,1%) do SIN nacomparação com março do ano passado.

O subsistema Norte foi o únicoa sinalizar queda, de 2,8%, na carga de energia, em março, quando comparado ao índice de fevereiro. Já em relação a marçode 2008, houve acréscimo de 0,6%. No subsistema Nordeste, astaxas foram positivas em ambas as comparações. A cargaaumentou 2,7% em relação a fevereiro de 2009, mostrandoincremento de 3,6% quando comparada a março de 2008.