Médicos orientam população de Curitiba sobre formas de prevenir o câncer de intestino

27/03/2009 - 11h30

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - A Associação Brasileira de Prevençãoao Câncer de Intestino (Abrapreci) montou várias barracas no centro histórico de Curitiba, onde médicos oncologistas e outros profissionais da área de saúde orientam a população sobre como prevenir o câncer de intestino. O atendimento começou hoje (27) às 6h30 e vai até as 15h.

Curitiba é uma das oito capitais do país participantes da Campanha de Conscientização sobre o Câncer de Intestino, quetambém está sendo realizada em Salvador, Brasília, PortoAlegre, Belo Horizonte, São Paulo, no Riode Janeiro e em Fortaleza. O Relógio das Flores, no centro histórico, há uma semana está iluminado de verde, cor mundial de combate à doença.

Em 2008, foram registrados 27 mil casos de câncer de intestino em todo Brasil, segundo estimativa do InstitutoNacional do Câncer (Inca). Desses, 1.950 foram diagnosticados noParaná, informa o médico EvaniusWiernann.“O estado é o quinto com omaior número de casos no Brasil. O que estamos fazendo hoje é conscientizar apopulação principalmente quanto à alimentação correta. Cerca de 70% dos diagnósticos positivos estão relacionados à má alimentação e ao estilo de vida não-saudável. Estamos insistindo no consumode boa quantidade de fibras e redução da quantidade de gorduras, principalmente as deorigem animal. Frutas e vegetais frescos são muito importantes na prevenção”, explicou o médico.

A recomendação é que cada pessoa coma diariamente pelomenos de 25 a 30 gramas de fibras e cerca de duas xícaras e meia de frutas e verduras. O uso de suplementos alimentares com fibras pode ajudar a atingir essa meta.Segundo a Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer deIntestino, parar de fumar e reduzir o consumo de bebidas alcóolicas também são formas de prevenir a doença.