Força Nacional está pronta para ir à Raposa Serra do Sol, diz Tarso

26/03/2009 - 1h54

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou hoje (26) que 220homens da Força Nacional estão prontos para atuar nareserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, caso os não-índios – em sua maioria produtores de arroz – não deixem o local de forma pacífica. Ele reforçou ainda que o governo poderádeslocar “quantos homens da Polícia Federal foremnecessários” para a região. “Mas achamosque a desocupação vai ser tranqüila.”

Apósparticipar de reunião com oministro da Saúde, José Gomes Temporão, sobre violência nas estradas, Tarsodisse que, até o momento, as pessoas estão deixando areserva de maneira espontânea. Ele lembrou que a orientaçãodada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) é que o governoaguarde 30 dias para a retirada.

“Quandofor necessário o uso da força, usaremos a partir dedeterminação do ministro-relator [Carlos Ayres Britto] enão por determinação administrativa doMinistério da Justiça ou da Polícia Federal. Porenquanto, está tudo normal.”

Tarsogarantiu ter conversado com lideranças da reserva e que oTribunal Federal da 1ª Região vai manter o controle dasituação no local. Ele reforçou que a decisãodo STF deve ser cumprida e que está “absolutamente claro”que a área é propriedade da União e territórionacional. “Portanto, a União tem uma dupla jurisdiçãoe dupla competência.”