Polícia desativa laboratório de cocaína em favela do Rio, em operação com três mortos

25/03/2009 - 20h10

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A polícia do Rio de Janeiro encontrou mil quilos de maconha prensada e desativou um laboratório para refino de cocaína, com capacidade para processar 200 quilos da droga por semana, durante uma operação contra o tráfico de drogas realizada hoje (25) na Rocinha e em São Conrado, zona sul da cidade. Seis supostos criminosos foram presos e três, mortos.

O objetivo da operação que contou com cerca de 200 homens das Polícias Militar e Civil foi reprimir traficantes que seriam os responsáveis pelainvasão da Ladeira dos Tabajaras, na última segunda-feira (23), segundoo chefe da operação, delegado Ronaldo Oliveira.

“O problema daRocinha é que os chefes do tráfico dali querem invadir outras favelas ecausar um temor na população. Isso nós não vamos permitir. Vamoscontinuar com esses combates para fazer novas operações com esseresultado”, afirmou.

O delegado chamou a atenção para os tipos deprodutos químicos encontrados no laboratório de cocaína e que erammisturados com a droga, a fim de aumentar os lucros dos traficantes,mas que se transformam em verdadeiros venenos para os consumidores.

“Nessas misturas queencontramos [no laboratório de refino], pegamos bicarbonato de sódio,carbonato, ácido clorídrico e cimento branco. Então os viciados têm quetomar cuidado não só com a parte criminal, mas também com sua própriasaúde, senão daqui a pouco vão estar todos doentes”, alertou Oliveira.

Comos traficantes presos, a polícia apreendeu três fuzis, três escopetas,duas pistolas e dois revólveres. Em outras duas casas da Rocinha, foramdescobertas uma oficina para reparo de armas e uma grande quantidade depólvora, para recarregar munição e fabricar explosivos.A operação teve início na madrugada de hoje (25). Os traficantes abriram fogo assim que a polícia chegou ao local e o tiroteio se estendeu por boa parte da manhã.