Movimento cobra aprovação de PEC da Moradia

25/03/2009 - 15h29

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Miguel Lobato, cobrou hoje (25), durante o lançamento do pacote habitacional do governo, a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Moradia pelo Congresso Nacional.

Para ele, o Programa Minha Casa, Minha Vida, lançado hoje pelo governo e cuja meta é construir 1 milhão de moradias, é importante para dar andamento ao processo de redução do déficit habitacional no país.

“É preciso que o Congresso tenha a mesma sensibilidade do governo para que a o Brasil tenha recurso perene para a moradia”, afirmou.

Ao comentar a construção de casas equipadas para aquecimento solar, por exemplo, Lobato afirmou que trazer para moradias populares o que atualmente encontra-se disponível apenas em casas de alto padrão irá ajudar as famílias a economizar para pagar as prestações previstas no financiamento.

Lobato disse, ainda, que a construção de 1 milhão de casas reduz em até 14% o déficit habitacional quantitativo do país, mas é preciso recursos para reduzir também o déficit habitacional qualitativo.

“Pela primeira vez, estão colocando recursos volumosos para quem ganha de zero a cinco salários mínimos, mas isso depende da desburocratização das terras brasileiras. Se o custo cartorial brasileiro for efetivamente barateado, se o governo colocar terras públicas para a construção dessas casas, se a cadeia produtiva se mobilizar para isso, a gente consegue construir. Se não, não consegue. É um grande esforço”, argumentou.