Construção civil paulista considera programa habitacional "robusto” e bem estruturado

25/03/2009 - 18h32

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O programa habitacional anunciado hoje (25) pelogoverno federal para a construção de 1 milhão decasas é “robusto” e “bem estruturado”. A avaliaçãoé do presidente do Sindicato da Indústria da ConstruçãoCivil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), SérgioWatanabe. O aporte total de recursos previstos para o programa éde R$ 34 bilhões.

“Essa injeção derecursos não só vai provocar um crescimento do PIB[Produto Interno Bruto] da construção, como vaialavancar o número de postos de trabalho”, destacouWatanabe.

Os 500 mil postos de trabalho quedeverão ser criados com a execução do programaMinha Casa, Minha Vida equivalem a quase 25% do total de mão-de-obraempregada pela construção civil no país.

Segundo o presidente doSinduscon-SP, como se espera que as casas comecem a ser construídasno fim deste semestre, os efeitos mais significativos do programadeverão ser mais sentidos no próximo ano.

Watanabe afirmou que se trata de umprograma “bem estruturado”, que define a origem dos recursos,além de ser o primeiro voltado para a populaçãode baixa renda. Para ele, a iniciativa deveria se tornar “um planohabitacional de Estado”, e não uma política de umúnico governo.