Lista de maiores desmatadores da Amazônia sobe de 36 para 43 municípios

24/03/2009 - 14h17

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A listados 36 municípios que mais desmataram a Amazônia foiampliada hoje (24) e agora tem mais sete cidades entre as campeãsde devastação da floresta. Juntos, os 43 municípiosforam responsáveis por 55% do desmatamento da AmazôniaLegal em 2008, que chegou a 11,9 mil quilômetros quadrados.

Éa primeira vez que o ranking, criado em 2007, é atualizado.Dos sete municípios incluídos, quatro são doPará (Marabá, Pacajá, Ituporanga e Tailândia),um de Mato Grosso (Feliz Natal), um de Roraima (Mucajaí) e umdo Maranhão (Amarante do Maranhão).

Ainclusão dos municípios levou em conta a áreatotal desmatada, o aumento da taxa de desmatamento nos últimoscinco anos e a derrubada de área igual ou maior que 200quilômetros quadrados de floresta em 2008. No caso do municípiode Feliz Natal, por exemplo, o desmatamento saltou de 22 para 207quilômetros quadrados entre 2007 e 2008.

Oministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, negou que a ampliaçãoda lista represente falhas na atuação do governo  para reprimir o avanço do desmate. “Os critériosestão mais rígidos. Eu preferi ser cauteloso econservador nesse caso. A política ambiental estáfuncionando, é boa, mas ainda é insuficiente, nossoobjetivo é o desmatamento zero”, afirmou.

Nos 43municípios da lista fica proibida a autorizaçãopara qualquer novo desmatamento (mesmo nos casos em que a legislaçãoambiental permite) e o Instituto Nacional de Colonizaçãoe Reforma Agrária (Incra) pode exigir o recadastramento detodas as propriedades da região, a partir de um novogeorreferenciamento. Além disso, os produtores dessas cidadesestão sujeitos às restrições de créditoagrícola impostas pelo Conselho Monetário Nacional aquem tem irregularidades ambientais.

Oministro também anunciou hoje os critérios paraexclusão do ranking do desmatamento. Segundo Minc, a listadeverá ter uma nova modificação nos próximosdois meses, com a saída de três municípios, osmatogrossesenses Alta Floresta, Porto dos Gaúchos e NovaMaringá. Para a saída da lista, além da reduçãodo desmatamento anual, a derrubada em 2008 deve ter sido de no máximo40 quilômetros quadrados e 80% do território devem estarcadastrados regularmente junto aos órgãos fundiários.

“Pelocritério do desmatamento, [três municípios] jápoderiam ter saído. Mas ainda falta concluir o cadastramentoambiental rural, que deve acontecer nos próximos meses”,adiantou.

Oministro atribuiu a redução do desmatamento nosmunicípios que possivelmente deixarão a lista a açõeslocais de educação ambiental, atuação deorganizações não-governamentais ambientalistas ea medidas governamentais de combate ao desmatamento, como operaçõesda Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambientee dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Confira a lista do 43 municípios que mais desmataram a Amazônia (em ordem alfabética)

Alta Floresta (MT) *

Altamira (PA)

Amarantedo Maranhão (MA)

Aripuanã(MT)

BrasilNovo (PA)

Brasnorte(MT)

Colniza(MT)

Confresa(MT)

Cotriguaçu(MT)

Cumaru doNorte (PA)

DomEliseu (PA)

FelizNatal (MT)

Gaúchado Norte (MT)

Itupiranga(PA)

Juara(MT)

Juína(MT)

Lábrea(AM)

MachadinhoD'Oeste (RO)

Marabá(PA)

Marcelândia(MT)

Mucajaí(RR)

NovaBandeirantes (MT)

NovaMamoré (RO)

NovaMaringá (MT) *

NovaUbiratã (MT)

NovoProgresso (PA)

NovoRepartimento (PA)

Pacajá(PA)

Paragominas(PA)

Paranaíta(MT)

Peixotode Azevedo (MT)

PimentaBueno (RO)

Porto dosGaúchos (MT) *

PortoVelho (RO)

Querência(MT)

Rondon doPará (PA)

SantaMaria das Barreiras (PA)

Santanado Araguaia (PA)

SãoFélix do Araguaia (MT)

SãoFélix do Xingu (PA)

Tailândia(PA)

Ulianópolis(PA)

Vila Rica(MT)

*deverão ser excluídos da lista de acordo com o Ministério do Meio Ambiente