Depois de 20 anos, desafio da internet é se tornar acessível à população

24/03/2009 - 17h10

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Duas décadas após sua criação, a internet ainda enfrenta o desafio dese tornar acessível à grande parte da população, especialmente empaíses pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, apenas 35% das pessoascom 16 anos ou mais estão conectadas à rede mundial de computadores. Deacordo com o especialista em mídias digitais Marcelo Póvoa, para venceressa barreira, é preciso reduzir custos.“A internet, se bemusada e bem implementada, pode ser um poderoso catalisador econômico eum equalizador social, a partir do momento que democratiza e distribuia informação de forma harmônica", disse. "Mas a premissa para isso acontecer éque as pessoas tenham acesso, seja qual for sua classe econômica esocial. Portanto, é preciso ganhar escala e baixar os custos de todo oconjunto, desde o PC [computador pessoal] até as mensalidades poracesso”, defendeu. Póvoa afirma que é necessário haver maisinvestimento tanto por parte do governo quanto do setor privado. Eledestaca algumas iniciativas tecnológicas que vem permitindo aproliferação dos serviços digitais nos últimos anos, como apossibilidade de acessar a internet por meio de celulares.“Atualmente,15% dos acessos por banda larga no Brasil já são feitos por celular.Isso aponta para o fato de que cada vez mais o planeta ficará sedentopor novas bandas. Portanto, criar infra-estrutura para expandir ainternet precisa ser uma meta cada vez mais forte das esferasmunicipais, estaduais e federal. A base instalada de internetrepresenta um diferencial competitivo fundamental do Brasil naspróximas décadas”, destacou.O especialista será um dos convidados do programaObservatório da Imprensa, que vai ao ar hoje (24), às 22h40, na TVBrasil.Também participam do debate sobreos avanços e as limitações da internet, desde o seu surgimento há 20 anos, a jornalista Cora Rónai, e a diretora da revista INFO, Débora Fortes.