Contratos de compra de gás boliviano serão mantidos até 2019, afirma Lula

23/03/2009 - 9h13

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (23) que,mesmo com a inauguração do terminal de gásliquefeito na Baía de Guanabara (RJ), os contratos deimportação do produto boliviano serão mantidosaté 2019. Ao comentar a crise entre ambos os países em2006, ele avaliou que a relação Brasil-Bolíviaatualmente é “muito boa”.

“Em vez de ficar reclamando da Bolívia como algunsbrasileiros queriam, resolvi chamar uma reunião do ConselhoNacional de Política e decidimos criar o Plangás [Planode Antecipação da Produção de GásNatural], um programa que tornasse o Brasil independente de gásou que não ficasse dependente apenas da Bolívia.”

Emseu programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lularessaltou que o Brasil também passou a importargás de outros países. Em relação àdecisão do governo boliviano de nacionalizar a produçãode gás, ele avaliou que a medida “é um direito daBolívia”.

“APetrobras vivia reclamando da Bolívia e a Bolívia viviareclamando da Petrobras. Ao mesmo tempo em que compreendi asnecessidades da Bolívia, sabia que o Brasil não podiaficar submetido à pressão de apenas um fornecedor degás.”