Stephanes nega pacote de socorro aos frigoríficos

17/03/2009 - 15h50

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ReinholdStephanes, admitiu hoje (17) que o governo precisa facilitar ocrédito para as exportações no setor frigorífico.Durante audiência pública na Comissão deAgricultura e Reforma Agrária do Senado, ele acrescentouque é preciso “agilizar” os créditos tributários.

Segundo ele, o governo não está preparando um pacote desocorro aos grande frigoríficos e disse apenas que o governotenta se antecipar aos acontecimentos. “Temos procurado discutircom vários setores da cadeia de produção decarne e o que existe até o momento é isso”, garantiu.

Stephanesafirmou que quer conversar individualmente com representantes dos frigoríficos,uma vez que há, segundo ele, divergência de opiniõese questões pontuais em cada um dos casos. “A crise bateu emtodas as empresas, não só nos frigoríficos. Adificuldade é penetrar em cada caso, o diagnóstico setorna muito difícil”, admitiu ele.

ParaStephanes, é preciso igualar a alíquota de impostos como PIS/Cofins, aplicada com desconto somente aos exportadores também, e a dos que abastecemapenas o mercado interno brasileiro. O ministro admitiu que asempresas exportadoras acabam “levando vantagem” sobre as demaisque não exportam e avaliou que a solução para oassunto deve sair “em breve”.