Pessoas e empresas com menos recursos se afastam do crédito

17/03/2009 - 18h57

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aprocura por crédito caiu em fevereiro, principalmente entre aspessoas de menor renda e as micro e pequenas empresas. A queda nademanda por empréstimos foi apontada por dois novos indicadores lançados hoje (17) pela SerasaExperian para acompanhar a demanda das empresas e do consumidor por crédito.

O índicepara o consumidor mostra que em fevereiro a procura por empréstimosdiminuiu 10,5% comparando com janeiro. Em relação a fevereiro do ano passado a queda foi de 4,2%. Na comparação entre os dois primeiros meses doano,  a redução foi maior (12,2%) na faixa da população que recebe atéR$ 500. Entre os que ganham mais de R$10 mil a diminuiçãofoi de 7,9%.

Tendênciade retração na procura por crédito pelos quepossuem menos recursos se confirma também em relação às empresas.

No balanço geral de fevereiro, a demanda porempréstimos pelas empresas caiu 10,8% em relaçãoa janeiro e 4,4% comparando com o mesmo mês do ano passado. Entre as micro e pequenas empresas orecuo chegou a 11,4% na avaliaçãoque considera os dois primeiros meses deste ano.

Opresidente da Serasa Experian latino-americana, Francisco Valim,atribuiu, em parte, o baixo interesse por crédito àsinseguranças geradas pela crise financeira.

“A incerteza dacrise, da continuidade dos negócios e dos novos investimentosacaba impactando a demanda por crédito”, avaliou.

ParaValim, a redução na demanda por crédito em conjunto com a altada inadimplência podem trazer prejuízos ao crescimentodo país. “Na medida que estamos vendo a inadimplênciacrescendo e a demanda caindo, isso pode impactar o crescimento”,afirmou.

Segundoele, a própria inadimplência, ou seja, a incapacidadede lidar com as dívidas já existentes pode ser um dosfatores para que as pessoas e empresas evitem assumir novosempréstimos.

Osíndices de demanda por crédito foram calculados combase na consulta mensal de 11,5 milhões de Cadastros de PessoaFísica (CPF) e 1,2 milhão de Cadastros Nacionais dePessoa Jurídica (CNPJ).