Falta de crédito leva empresas maiores a financiar as menores, diz presidente da CNI

17/03/2009 - 19h15

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A faltade crédito está fazendo com que as empresas maioresfinanciem as menores dentro da cadeia produtiva. A afirmaçãoé do presidente da Confederação Nacional daIndústria (CNI), Armando Monteiro Neto. “As empresas deprimeira geração financiam os outros elos da cadeiaprodutiva, financiam seus clientes”, disse Monteiro.

Segundoele, a falta de disponibilidade de crédito externo e aretração dos pequenos e médios bancos sãoresponsáveis pela necessidade da indústria de seauto-financiar. De acordo com Monteiro, a pequena disponibilidade definanciamento faz com que as grandes empresas absorvam todo o créditodo mercado, deixando as companhias menores sem opção.“Essa diminuição [de crédito] penalizoufortemente as pequenas e médias empresas”, afirmou.

Opresidente da CNI acredita que essa dinâmica de financiamentoseja um dos fatores que levaram a diminuiçãoda procura por crédito registrado pelo indicador Serasa. Pelo índice, no mêsde fevereiro, as micro e pequenas empresas reduziram em 4,4% ademanda por empréstimos junto as instituiçõesfinanceiras em relação ao mesmo período do anopassado.

Monteirodescartou que a inadimplência esteja levando as pequenasempresas a perderem o interesse em fazer novas dívidas. Naavaliação do presidente da CNI, a inadimplência é alta,mas “não é nada que seja dramático”. Noentanto, ressaltou que a crise financeira pode levar a um aumentogradual da inadimplência.