Sociedade está mais consciente do papel do professor, acreditam especialistas

16/03/2009 - 20h29

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Pesquisa divulgada hoje(16) mostra que a desvalorização do professor éo principal problema do ensino público no país na opinião da população. Para a secretária daConfederação Nacional dos Trabalhadores em Educação(CNTE), Juçara Vieira, o intenso debate sobre a lei queestabeleceu o piso nacional de R$ 950 para o magistério, noano passado, trouxe o professor para o foco do processoeducacional.“A sociedade estápercebendo que, embora muitos fatores interajam na educação,a figura do professor continua sendo central porque ele é oorganizador das atividades educativas e o catalizador da energiaintelectual do aluno para que ele consiga aprender. Ela [sociedade] percebe queum trabalho que tem esse alcance social deveria ter uma remuneraçãoadequada”, avalia Juçara.Apesar de ter sidoaprovada pelo Congresso Nacional, a lei que estabelece o pisonacional para a categoria está sendo questionada porgovernadores no Supremo Tribunal Federal (STF). Na avaliaçãode Mozart Neves, presidente do Movimento Todos pela Educação,entidade responsável pela pesquisa, R$ 950 não é“nada extraordinário”.“O salárioinicial de alguns profissionais, como advogados e engenheiros, sãovalores bem mais importantes do que o que um professor ganha hoje na redepública. Os países que estão no topo da educaçãomundial dão um salário inicial extremamente atraentepara trazer os melhores alunos para a profissão”, aponta.Mozart acredita que,além de salários mais altos para atrair jovenstalentos para o magistério, a equação secompleta com uma formação adequada aos professores. “Ogrande desafio passa por um esforço do ensino superior parauma formação dos nossos professores que seja adequada àrealidade”, avalia.