Lula cobra de Obama solução para a crise e retomada da Rodada Doha

16/03/2009 - 8h37

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (16) quecobrou do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, uma soluçãopara a crise financeira internacional, caracterizada por ele como“sem precedentes”. Em conversa com o lídernorte-americano, Lula pediu ainda a retomada das negociações da Rodada Doha (que discute os subsídios oferecidos por norte-americanos e europeus a seus produtores) na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em seuprograma semanal Café com o Presidente, ele avaliou queeste não é o momento para se discutir apenas “nossosinteresses normais”, como comércio, biocombustíveis eparcerias estratégicas. Lula voltou a insistir que os EstadosUnidos têm  papel extremamente importante para que seencontre a solução para uma crise que começou lámesmo.

“O queeu fiquei bem impressionado é que o presidente Obama tem clareza do tamanho da crise, da responsabilidade dos Estados Unidos ede que é preciso estabelecer um consenso entre os paísesdo G20 para que possamos tomar medidas capazes de debelar essacrise.”

De acordocom Lula, Obama demonstrou interesse em contruir, junto com o Brasil, umproposta a ser levada para o G20, além da promessa de uniãodas equipes econômicas brasileira e norte-americana. Opresidente elogiou a disposição dosEstados Unidos em contribuir para a busca de “uma saídacoletiva” para a crise internacional.

Lulaafirmou ter deixado claro a Obama que uma das estratégiasa serem adotadas é a retomada das negociações daRodada Doha. “Tem gente que acha que, em função dacrise, é muito difícil retomar a conversa”, lembrou. Para o presidente brasileiro, entretanto, a medida nãofuncionaria como “um empecilho”, mas como “um dos componentespara a saída” dos países mais pobres.