Evo Morales entrega títulos de terras confiscadas a indígenas

16/03/2009 - 10h34

Da Agência Brasil

Brasília - Opresidente da Bolívia, Evo Morales, transferiu ontem (15) paraagricultores indígenas a posse de milhares de hectares deterras recém-confiscadas de latifundiários. Ele afirmou que, a partir de agora, o país começa a pôr fim“ao latifúndio e à escravidão dos índiosguaranis”. As informações são da BBC Brasil.

Ao todo,o líder boliviano entregou 34 escrituras de terrenos duranteuma solenidade no Alto Parapetí, na província de SantaCruz, onde Morales enfrenta forte oposição a suasreformas.

Eleafirmou que seu governo vai respeitar a propriedade privada, masadvertiu que os latifundiários “que não estãointeressados na igualdade devem mudar sua forma de pensar”, alémde “se concentrar mais nas necessidades do país do que nodinheiro”.

A entregados terrenos foi feita poucas semanas depois que a Bolíviaaprovou uma nova Constituição que limita o tamanho daspropriedades e prevê maior controle do Estado sobre os recursosnaturais do país. A Carta dá ainda mais direitos paraos 36 grupos indígenas da Bolívia.

Odocumento foi aprovado por cerca de 60% do eleitorado em um referendoem janeiro, mas rejeitado em regiões ricas que se opõema Morales.