Regras de atendimento em call centers ainda são desrespeitas por empresas

15/03/2009 - 16h49

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A lei que determinounovas regras de funcionamento para os Serviços de Atendimentoao Consumidor (SAC) já completou três meses, mascontinua sendo descumprida pelas empresas. A avaliaçãoé de órgãos e entidades de defesa do consumidorouvidos pela Agência Brasil. Segundo o Ministérioda Justiça, nos 67 dias úteis passados desde que odecreto entrou em vigor, foram registradas 3,2 mil reclamaçõespor descumprimento da lei em todo o país. Mais de 370 empresasforam autuadas e 36 multadas.Entre outrospontos, o Decreto 6.523/08 determina que o consumidor nãodeverá esperar mais do que um minuto para ser atendido. Aoligar para um SAC, o consumidor deve ter a opção, logono primeiro menu eletrônico, de falar diretamente com oatendente, sem ter que fornecer seus dados antes.O assessor jurídicodo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Marcos Diegues, apontaque as empresas de telefonia são as que mais violam a lei. Ele ressalta que a denúncia deirregularidades é fundamental para que as empresas possam serpunidas. O consumidor que não for atendido de acordo com asnormas vigentes deve procurar o Procon mais próximo.“As empresas tem queser multadas e o consumidor tem um papel muito importante nesseaspecto que é o de registrar a reclamaço. E eletem o direito de solicitar a gravação do seu contatocom a empresa porque isso servirá de prova para mostrar que oatendimento foi inadequado”, recomenda.A coordenadora daAssociação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste, Maria Inês Dolci, defende que o consumidor lesado deverepensar o seu contrato com a empresa ou prestador de serviço. “Ao desrespeitar a lei, elas estão apostando que poderãoir à Justiça depois para discutir essa multa. Éum desrespeito enorme com o consumidor, porque ele tem prejuízonão só financeiro, mas também do tempo que perde entrando em contato com os call centers. Lembrando que éele quem remunera esse serviço e precisa ser bem tratado”,acredita.