Formação de professores é desafio para consolidar modelo de educação indígena

14/03/2009 - 1h02

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A formação de professores com nível superior é um dos principais desafios para a consolidação da educação indígena no país, segundo o coordenador geral da Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), Gersem Baniwa.Segundo ele, atualmente existem 2,5 mil escolas indígenas, nasquais atuam 12 mil professores. Desse total, 10 mil são índios.Quanto àformação, 80% do total de professores possuem magistério indígena e 30% têm ouestão cursando o nível superior. “Temos que trabalhar para que os outros 70%entrem em processo de formação superior, principalmente em licenciaturaintercultural”, reconheceu. O cordenador destacou ainda a exigência legal de que professores possuam nível superior.De acordocom ele, a capacitação desses profissionais está sendo feita por meio do Programa de Apoio àFormação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind). O programa oferece ocurso em licenciatura intercultural por meio de parcerias entre o MEC e asuniversidades públicas. As instituições montam os cursos e o ministério cuida dofinanciamento.O cursode licenciatura intercultural, na opinião de Baniwa, é fundamental para que seja desenvolvido um projeto pedagógicopróprio para a população índia. “Historicamente, aeducação oferecida aos povos indígenas no Brasil tem sido escolas pensadas eadministradas pelos não-índios”, lembrou.De acordo com Baniwa, o estabelecimento de um novo sistema “pressupõe umareorganização dos princípios normativos, legais e administrativos da educaçãoescolar indígena”.A construção de um sistema próprio para os povos indígenas foi o principal tema da Conferência Regional Nordeste 1 deEducação Escolar Indígena. O encontro reuniu representantesde 29 povos indígenas de Alagoas, Bahia e Sergipe, entre os dias10 e 13 de março, em Salvador (BA). O evento é uma das etapas preparatóriaspara 1ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, que será realizadaem setembro, em Brasília.