Indígenas acusam Polícia Federal de agir com violência em ações nas suas comunidades

12/03/2009 - 18h59

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Lideranças indígenas denunciaram hoje (12)  váriasações “truculentas” da Polícia Federal contra comunidades em Pernambuco, noMato Grosso do Sul, Espírito Santo e na Bahia. As reclamações e relatosforam feitos durante a reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista(Cnpi), ligada ao Ministério da Justiça.

Os líderes indígenas citaram o caso de uma ação da PF para garantir o cumprimento de uma ordem de reintegração de possecontra os índios Tupinambás, na Serra do Padeiro (BA). A índia Pierangela Cunha, da etnia Wapixana, que integra abancada indígena na Cnpi, disse que em janeiro de 2008, paracumprir uma decisão judicial em favor de fazendeiros, a Polícia Federal utilizou gáslacrimogêneo e balas de borracha contra os índios, além de incendiarem suas roças. “Queremos que esses casos onde houveviolência excessiva sejam apurados”, afirmou.

A líder disse ser importante que nas ações policiais nas comunidades indígenas haja “um acompanhamento mais efetivo” por parte da direção da Polícia Federal para evitar os excessos dos agentes.

O delegadofederal Carlos Santos explicou que o caso da Serra do Padeiro “houve umaresistência por parte dos indios tupinambás”. E garantiu queque nas ações da PF “tudo é feito dentro de um processo moderado, com medidasde menor potencial lesivo”. Santos disse ainda que a Polícia Federal não tem interesse emconflitos e que só utiliza a força em “casos extremos”. Pierangela Cunha defendeu a necessidadede se estabelecer diretrizes para ações da Polícia Federal em terras indígenas.“Deve haver um diálogo da Polícia Federal, com a Funai (Fundação Nacional doÍndio)  e com as lideranças indígenaspara que não ocorram esses abusos”, disse.O delegado Santos explicou que jáexiste um planejamento da PF e da Funai par um trabalho conjunto com aslideranças indígenas. Segundo ele, o interesse é de “aprimorar um trabalho decomunhão”.