Força Sindical considera "nefasta" decisão do Copom

11/03/2009 - 20h51

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - AForça Sindical criticou a decisão do Comitê dePolítica Monetária (Copom) do Banco Central, quereduziu hoje (11) a Selic (taxa básica de juros da economia)em 1,5 ponto percentual. Para a central sindical, a posiçãodo Copom foi “nefasta para os trabalhadores”. A taxa caiu de 12,75% para 11,25% ao ano.

“Osinsensíveis tecnocratas do Banco Central perderam uma ótimaoportunidade de afrouxar um pouco a corda que estáestrangulando o setor produtivo, que gera emprego e renda.Infelizmente, mais uma vez, o governo se curva diante dosespeculadores”, diz, em nota, a Força Sindical.Deacordo com a central sindical, a queda de 3,6% do Produto InternoBruto (PIB, soma de todos os bens e riquezas produzidos no país)no último trimestre do ano passado é resultado da“hesitação” dos membros do Copom em baixar maisacentuadamente os juros no ano passado. “Aqueda do PIB é uma digital de que a crise econômicainternacional chegou ao país e deve servir de alerta aogoverno para a necessidade de baixar os juros e o spread bancário[diferença entre a taxa de captaçãodos bancos e a que é cobrada dos clientes]”, afirma anota.

Otexto diz ainda que a demanda mundial permanece frágil e queas exportações em alguns setores estão baixas.“Por isso”, acrescenta, “é preciso fortalecer nossomercado interno, fomentando a economia e estimulando o consumo”.