Dados do PIB apontam para recessão técnica, diz economista

11/03/2009 - 7h18

Lucia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O economista Gilmar Mendes Lourenço, do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UniFAE) no Paraná, disse que o recuode 3,6% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no quarto trimestre de 2008, o maiorregistrado desde 1996, mostra a entrada da criseinternacional no país. Segundo Lourenço, os indicadores preliminares, relativos ao primeirotrimestre de 2009, apontam o desenho de uma recessão técnica no Brasil,configurada no decréscimo do PIB por dois trimestres consecutivos, acompanhandoa rota cadente da economia mundial. Ele lembrou que o declínioliderado pela indústria (-7,6%) é o maior desdeos últimos três meses de 1996 (-7,9%). “Os efeitos multiplicadores são negativosnos níveis de emprego e renda de diversas cadeias produtivas e, inclusive, nasreceitas fiscais”.

encolhimento nos investimentos (-9,8%, omaior da história) e nas importações (-8,2%, o primeiro desde o terceiro trimestre de 2005,quando caiu 0,5%) refletem, na opinião do economista,  não apenas o decréscimo da demanda (externa edoméstica), mas, sobretudo, as apostas “de prosseguimento da marcha cadente doslucros, por conta da deterioração das expectativas quando ao futuro da economiaem curto e médio prazo, o que forçou o cancelamento e/ou o engavetamento, pelaempresas, dos projetos de modernização e ampliação das plantas produtivas”.

Para Gilmar Lourenço, ao recusar uma alteração radical na política dejuros, o governobrasileiro limita os resultados das providências de natureza monetária e fiscalque vem executando e impede a recuperação sadia da base produtiva.