Pesquisa mostra que 75% da população é favorável às cotas para mulheres na política

09/03/2009 - 15h19

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A legislação que garante às mulheresparticipação de 30% nas listas de candidatos dospartidos políticos é conhecida por apenas 24% dosbrasileiros. Foi o que apontou uma pesquisa realizada com apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres pelo Instituto Ibope/Instituto Patrícia Galvão/ Cultura Data. Mas quandoapresentados ao conteúdo dessa política, 75% dosentrevistados dizem-se favoráveis às cotas. E 86% apóiama punição aos partidos políticos quedescumprirem a legislação.

Deacordo com a secretaria, o Brasil conta hoje com apenas 8,9% demulheres no Congresso Nacional, cerca de 12% nas assembléiaslegislativas e 12% nas câmaras municipais. Segundo a UniãoInterparlamentar (UIP), organização internacional comsede em Genebra (Suíça), o Brasil ocupa a 141°posição em um ranking que avalia a presença dasmulheres nos parlamentos em 188 países. No contexto da AméricaLatina, o Brasil só fica à frente da Colômbia.

Para 83%dos entrevistados, a presença de mulheres no poder “melhoraa política nesses espaços”. Na opinião de 74%deles, elas trariam mais honestidade e mais compromisso com oseleitores. A pesquisa revelou ainda que oito em cada dez brasileiros sãofavoráveis a medidas legislativas que promovam igualdadepolítica de gênero.

Mais de90% afirmaram que votariam em uma mulher. Neste grupo, cerca de 60%dariam o voto a uma candidata independentemente do cargo em disputa. Entreos que selecionaram cargos, 26% votariam em uma mulher para prefeita eapenas 14% para presidente e governadora.