Haddad diz que investimentos em educação incluem todas as etapas do ensino

09/03/2009 - 9h02

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou hoje (9)que os investimentos em educação durante o governo Lulasão feitos da creche à pós-graduação, sem excluir nenhuma etapa. Ao participar do programa Cafécom o Presidente, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele destacou a expansão de iniciativascomo o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisiçãode Equipamentos da Rede Escolar Pública de EducaçãoInfantil (Pró-Infância) e o Fundo de Manutençãoe Desenvolvimento da Educação Básica e deValorização dos Profissionais da Educação(Fundeb).

Ao tratardo ensino superior brasileiro, Haddad lembrou que as vagas em 2009dobraram quando comparadas aos números de 2003 – eram 112 mil contra227 mil atualmente. O número de instituições deuniversidades federais, segundo ele, passou de 42 para 55 durante omesmo período.

“Ojovem de baixa renda que não conseguia uma vaga numauniversidade pública tinha dificuldade de pagar,evidentemente, a mensalidade em uma escola particular”, disse, aodestacar as mais de 150 mil bolsas oferecidas pelo governo federalanualmente, sendo 70% delas, integrais. Para Haddad, as iniciativasevidenciam uma visão “sistêmica” da educaçãobrasileira.

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o programa,avaliou como “importante” a valorização de pessoasque queiram estudar mas que não têm condiçõespara isso. Ele afirmou ainda que, durante seu governo, “éproibido falar em gasto" quando se discute educação.