Para evitar especulação, Lula não fala sobre prorrogação de redução no IPI dos carros novos

05/03/2009 - 23h30

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou confirmar hoje (5)se deixará de prorrogar a redução do Impostosobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos. Lula querevitar especulação no mercado de automóveis.

“Esseé o tipo de decisão que a gente não pode brincarcom isso. Se eu anuncio que eu não vou prorrogar, eu façouma corrida aos carros. Se eu falo que eu vou prorrogar, eu façouma parada aos carros”, disse em entrevista à imprensa, após areunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico eSocial (CDES).

Osministros do Desenvolvimento, Indústria e ComércioExterior, Miguel Jorge,  e da Fazenda, Guido Mantega, jáafirmaram que a redução vigorará apenas atéo dia 31 deste mês.Ogoverno decidiu diminuir o imposto para a compra de carros novos como intuito de preservar empregos e ajustar a venda de veículos.Os carros de até mil cilindradas, que pagavam alíquotade 7% de IPI, estão  isentos do tributo.Para oscarros de 1.001 a 2 mil cilindradas, a taxa caiu de 13% para 6,5% (agasolina) e de 11% para 5,5% (a álcool e flex);de 2 mil cilindradas em diante ficaram mantidas as alíquotasde 25% (gasolina) e de 18% (álcool e flex).Nocaso das picapes de até mil cilindradas, consideradas veículosleves, a queda foi de 8% para 1%, qualquer que seja o combustível.