Dois mil servidores federais foram expulsos do serviço público desde 2003

06/03/2009 - 19h47

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Um levantamento da Controladoria Geral da União (CGU) mostra que mais dedois mil servidores federais já foram expulsos do serviçopúblico por práticas ilícitas. As infraçõesvão desde a improbidade administrativa até abandono decargo. Os casos contabilizados desde 2003 incluem 1.759 demissõesde cargos efetivos, 150 destituições de cargoscomissionados e 122 cassações de aposentadorias.

Ainfração mais recorrente cometida pelos servidores foia de valer-se do cargo para obter vantagens, respondendo 33,82% doscasos. A improbidade administrativa foi o segundo maior motivo parademissões, com 20% das infrações, seguida peloscasos de abandono de cargos (10,18%), recebimento de propina (6,2%) elesão aos cofres públicos (5,31%). Mas quase 10% dessesservidores demitidos em função de irregularidades foramreintegrados em função de decisões judiciais.

Osdados levantados pela CGU apontam que,mais de cem funcionáriosafastados ocupavam cargos estratégicos, incluindo os denatureza especial ou direção e assessoramento de níveismais altos. Segundo a Controladoria, de 2003 a 2009foram 166 autoridades expulsas do serviço públicofederal, entre os quais diretores de empresas públicas,auditores fiscais do Trabalho, da Previdência Social e daReceita Federal, subsecretários de administraçãoe assessores jurídicos.

Segundoa CGU, o trabalho de combate à impunidade na administraçãopública intensificou-se com o Sistema de Correiçãoda Administração Pública Federal , coordenadopela Corregedora-Geral da União. Cada ministério contacom um corregedor para supervisionar os processos.