Temporão critica decisão da Igreja de excomungar envolvidos em aborto de menina

05/03/2009 - 1h10

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Oministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmouhoje (5) que a decisão da Igreja Católicade excomungar os envolvidos no aborto de uma menina de 9 anos nointerior de Pernambuco foi “radical” e “inadequada”. Aexcomunhão foi anunciada ontem (4) pelo arcebispo de Olinda ede Recife, dom José Cardoso Sobrinho. De acordo com a polícia,o padrastro da criança já confessou que abusava dagarota.

“A leibrasileira é muito clara: a interrupção dagravidez é autorizada em caso de estupro. Trata-se de umacriança e, do ponto de vista biológico, nãoacredito que ela tivesse condições de levar a termoessa gestação de gêmeos”, disse, ao participarde entrevista a emissoras de rádio durante o programa BomDia, Ministro.

ParaTemporão, o ato de excomungar os envolvidos no aborto é um contra-senso diante do que aconteceu àcriança, vítima de estupro pelo padrasto.

“Fiqueichocado com os dois fatos: com o que aconteceu com a menina e com aposição desse religioso que, equivocadamente, ao dizerque defende uma vida, coloca em risco uma outra tãoimportante.”

A meninaestá em uma maternidade pública do Recife, onde foiinternada na última terça-feira (3), quando começoua receber medicamentos para interromper a gravidez. No fim da manhãde ontem (4), a direção do hospital confirmou o aborto.