Central sindical pede intervenção do governo para evitar demissões no Sul Fluminense

04/03/2009 - 23h13

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As recentes demissões em massa ocorridas na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que demitiu mais de mil trabalhadores, e a possibilidade de mais desemprego em montadoras de veículos no Sul Fluminense mobilizaram deputados, prefeitos e sindicalistas reunidos hoje (4), na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O sindicalista Paulo Sérgio Farias, da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB), cobrou maior atuação dos governos estadual e federal para evitar novas demissões no setor.

“Faltou sensibilidade social à CSN e nós lamentamos que, no curso desta crise, nós não tenhamos uma intervenção mais eficaz dos governos estadual e federal”, afirmou. Segundo cálculos do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, as demissões vão retirar cerca de R$ 1 milhão da economia de Volta Redonda, onde fica a sede da siderúrgica.

Presente ao encontro, o deputado estadual Paulo Ramos (PDT) também cobrou maior responsabilidade social das empresas, principalmente da CSN.

“O que não pode é uma companhia agora se preocupar única e exclusivamente com os polpudos lucros, em detrimento do interesse do trabalhador e da cidade. É aquela malandragem de sempre: recebem dinheiro público, botam no bolso e demitem trabalhadores”, disse.

Ele pretende convocar os diretores da CSN e de outras grandes empresas para uma audiência pública ainda este mês na Alerj. Na região também estão instaladas as montadoras Peugeot, no município de Porto Real, e a Volkswagen Caminhões, em Resende.