Brasil está perto de eliminar a rubéola no país, afirma Temporão

05/03/2009 - 12h46

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apósalcançar a marca de 67,2 milhões brasileirosvacinados contra a rubéola, o ministro da Saúde, JoséGomes Temporão, avaliou hoje (5) que o país está perto deerradicar a doença. Para ele, a campanha feita nos últimos cinco meses funcionou como uma espécie de “tratamento de choque” paraa população brasileira adulta.

“Desdeo segundo semestre do ano passado, não registramos mais nenhumcaso de rubéola no Brasil. Como fazer para que a doençanão volte? Todas as crianças brasileiras, ao nascer,estão sendo vacinadas. Essas duas estratégias [vacinar crianças e adultos] nos dãoa tranqüilidade de que estamos muito perto de eliminar essadoença”, disse, em entrevista a emissoras de rádiodurante o programa Bom Dia, Ministro.

Temporãolembrou que na última terça-feira (3), o presidenteLuiz Inácio Lula da Silva entregou à OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS) um dossiê solicitando que oreconhecimento do Brasil como um país livre da rubéolae da síndrome da rubéola congênita. Ele avaliou aconquista como “uma grande vitória”, mas admitiu que o paísainda enfrenta outros desafios, como a incorporação denovas vacinas no Programa Nacional de Imunização.

Acampanha de vacinação contra a rubéola ocorreu entre 9 de agosto e 12 de setembro do ano passado. Pelaprimeira vez, os homens foram o foco da campanha – em 2007, elesrepresentaram 70% dos casos de rubéola registrados no país.E foram justamente eles que tiveram mais resistência àvacinação.

O Brasil,a partir de agora, será monitorado pela OMS e, caso fiquecomprovada a interrupção da circulação dovírus, o país receberá a certificação.O prazo de monitoramento é de nove meses. Atualmente, nasAméricas, apenas nos Estados Unidos a doença foierradicada.