Presidente da Guiné-Bissau é assassinado por soldados

02/03/2009 - 9h25

Da Agência Brasil

Brasília - Opresidente da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, foimorto hoje (2) por soldados horas depois de o chefe do Estado-Maiordas Forças Armadas do país, general Tagme Na Waie,ter sido assassinado em um ataque a bomba. As informaçõessão da BBC Brasil.

Segundoum porta-voz do Exército do país africano, opresidente, de 69 anos, teria sido morto a tiros quando tentava fugirde sua casa, que estava sendo atacada. Há relatos de que aresidência tenha sido saqueada por soldados. O Exércitode Guiné-Bissau responsabilizava Vieira pela morte de Tagme NaWaie.

"Eleera um dos principais responsáveis pela morte de Tagmeh.Agora, o país vai avançar. Esse homem bloqueava tudonesse pequeno país", afirmou o chefe militar de RelaçõesExteriores, Zamura Induta.

JoãoBernardo Vieira, conhecido como Nino, controlouGuiné-Bissau por quase 23 anos. Ele havia sido reeleito para aPresidência do país em 2005, após passar noveanos fora do poder. Vieira havia sido deposto durante uma guerracivil que durou 11 meses.

Em 23 denovembro do ano passado, um grupo militar já havia atacado aresidência do presidente em uma ação que matoudois seguranças. Guiné-Bissau tem um históricode golpes e motins desde que se tornou independente de Portugal, em1974.

Nosúltimos anos, o país se tornou rota do tráficode drogas da América Latina para a Europa. O governo dePortugal divulgou um comunicado dizendo que iria convocar uma reuniãode emergência da Comunidade Portuguesa de LínguaPortuguesa (CPLP) para debater os acontecimentos na Guiné-Bissau.