Lula afirma que inflação está sob controle e ficará dentro da meta em 2009 e em 2010

02/03/2009 - 8h52

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (2) que ainflação brasileira está sob controle e queficará dentro da meta estabalecida para 2009 e para 2010.Segundo ele, a alta registrada no início deste ano é“sazonal”, provocada por setores como educação etransporte.

“Nóstemos consciência de que inflação controladasignifica mais poder aquisitivo para os trabalhadores e de queinflação alta significa prejuízo. Por isso,vamos cuidar para que a inflação fique definitivamentecontrolada e para que não seja um problema para o povobrasileiro.”

Em seuprograma semanal Café com o Presidente, Lula afirmouestar “preocupado” com a possibilidade de aumento do desempregono país. Ao comentar o corte de 20% nos postos de trabalhopela Empresa Brasileira de Aeronáutica  (Embraer), opresidente avaliou o caso como “uma grande anomalia”.

“Chameia direção da Embraer e disse que eles foramprecipitados, que poderiam ter negociado com os trabalhadores. Játínhamos outras experiências no Brasil em que anegociação é o melhor caminho. Obviamente quevamos trabalhar para ver se a Embraer consegue ter as encomendas,produzir os aviões e vender, porque essa é a certeza deque teremos os postos de trabalho ocupados pelos trabalhadores outravez.”

Lulaavaliou que a construção civil deve crescer em 2009 eque as obras do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) caminham “de maneira extraordinária”. Para ele,outros setores da economia brasileira também já começama dar sinais de recuperação e, uma vez normalizado ocrédito, o país vai entrar “em ritmo de crescimentomais forte e mais poderoso”.

“Voupara a reunião do G20 [grupo de países emdesenvolvimento] no dia 2 de abril com a perspectiva de que agente possa encontrar uma solução para normalizar osistema financeiro e controlá-lo melhor.”