Exército colombiano descobre complexo de cavernas das Farc

02/03/2009 - 9h47

Da Agência Brasil

Brasília - Tropas doExército colombiano encontraram um complexo de cavernasutilizado pelas Forças Armadas Revolucionárias daColômbia (Farc) nas selvas da região sul do país,no estado de Meta. As cavernas têm capacidade para abrigar até500 guerrilheiros no caso de bombardeios aéreos. As informaçõesão da BBC Brasil.

Deinício, a missão do Exército colombiano eraencontrar o esconderijo de um alto comandante das Farc que jáhavia fugido do local. Mas, ao entrar nos túneis, os soldadosdescobriram uma série de cavernas secretas interligadas queserviam de depósito de equipamentos militares e como abrigoantiaéreo.

Ascavernas também eram utilizadas para a fabricaçãode bombas. O Exército colombiano encontrou milhares de quilosde explosivos já preparados – incluindo minas terrestres emorteiros.

De acordocom o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, ossoldados encontaram ainda instalações médicasnas cavernas. “Emalgumas delas, encontramos hospitais completos. Isso prova que osferidos, inclusive os líderes do bloco oriental das Farc,podem ter se recuperado lá de seus ferimentos e terem sidoenviados de volta para o combate”.

Oshospitais subterrâneos encontrados na selva colombiana lembramos locais utilizados por combatentes comunistas durante a Guerra doVietnã. As instalações incluem uma sala decirurgia improvisada e equipamento para executar uma operaçãodentária. Os soldados também encontraram instrumentosmédicos usados em cirurgias de aborto.