Desmatamento da Amazônia caiu nos últimos três meses, diz Minc

02/03/2009 - 19h46

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, adiantou hoje (2) que odesmatamento na Amazônia nos meses de novembro e dezembro de2008 e janeiro de 2009 serão menores que os registrados nosanos anteriores. O levantamento, feito pelo Instituto Nacional dePesquisas Espaciais (Inpe), será divulgada oficialmenteamanhã (3).

Normalmente,a divulgação dos números do Sistema de Detecçãodo Desmatamento em Tempo Real (Deter) é mensal, mas por causado aumento das chuvas na região amazônica nos últimosmeses do ano, que dificulta a visualização dossatélites, o Inpe preferiu agrupar os dados do trimestre nomesmo levantamento.

Minc nãocomentou o percentual de redução, mas lembrou que nosoito meses anteriores a novembro de 2008, o desmatamento caiu cercade 40% em relação a 2007. O ministro atribuiu a quedana derrubada da floresta ao aumento das ações daPolícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente edos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate efiscalização, à restrição decrédito a fazendeiros com irregularidades ambientais e amudanças no decreto que regula a Lei de Crimes Ambientais.

Naavaliação do Minc, a redução dodesmatamento ainda não reflete possíveis impactos da crise financeirainternacional. “Os especialistas dizem que quando cai opreço das commodities, o reflexo maior acontece seis meses ouoito meses adiante. Um agente econômico mobiliza terra, gente,máquina, caminhão; ele não fica o tempo todoolhando para a Bolsa. Como a crise começou em outubro, osefeitos maiores dela em novas demandas vão se verificarprovavelmente em abril, maio, caso isso continue ”, comentou.