Ministro dos Esportes anuncia projeto para construção de 200 praças esportivas

17/02/2009 - 23h32

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério dos Esportes planeja construir 200 praças de esporte até o final de 2010. Segundo o ministro Orlando Silva, a construção de 50  dos novos equipamentos esportivos foi autorizada no ano passado e recebeu recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. "Como nosso orçamento é modesto, nosso objetivo é construir 100 praças em 2009 e mais 100 em 2010 em parceria com as prefeituras", disse Silva. 

As chamadas Praças da Juventude deverão ser construídas nas periferias de algumas cidades, prioritariamente em áreas com altos índices de risco social de grandes centros urbanos. De acordo com a assessoria, cada complexo deverá custar em torno de R$ 1.6 milhão.  “Vamos ter um equipamento que vai requalificar o espaço urbano das nossas cidades”, disse Silva, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, realizado hoje (17), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Segundo a assessoria do Ministério, as praças terão cerca de 8 mil metros quadrados. Contarão com ginásio poliesportivo coberto, pista de atletismo com caixa de areia para saltos, pistas para caminhadas e para skate, centros de convivência para a terceira idade e espaço administrativo. O ginásio será projetado de forma a também a abrigar eventos como reuniões e atividades culturais, contando com um mini-teatro.

Na semana passada, o ministro já havia falado sobre a iniciativa para os participantes do Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas. Hoje, Silva destacou que o projeto atende aos pedidos que recebia quando visitava os municípios brasileiros.  “A maior demanda que recebemos ao visitar as cidades é a construção de espaços qualificados para que as pessoas façam atividade física”, disse, destacando que a parceria com as prefeituras será fundamental para o sucesso da iniciativa.