Previdência e entidades sindicais irão cooperar no cadastramento do trabalhador rural

09/02/2009 - 22h15

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Previdência Social e as entidades representativas dos trabalhadores rurais assinarão, em março próximo, um termo de cooperação para dar início ao cadastramento dos trabalhadores do campo. Em nota, o Ministério afirma que o cadastro atualizado agilizará a concessão de benefícios previdenciários dos trabalhadores rurais.

O cadastro será feito de forma gradual e, para o Ministério, a construção de um banco de dados consistente irá exigir o trabalho conjunto de governo e das entidades de classe.

A iniciativa foi acertada hoje (9) durante reunião do ministro da Previdência, José Pimentel, com dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Via Campesina e da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Brasil (Fetraf).

Na reunião foi aprovado o cronograma das atividades que deverão ser realizadas para garantir a estruturação do cadastro. O Ministério informou que já trabalha no cruzamento do banco de dados da Previdência com informações de outros órgãos de governo como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a Secretaria Especial da Pesca e a Receita Federal do Brasil. O objetivo é mapear as informações oficiais sobre trabalhadores rurais em todo o país. O cadastramento direto dos trabalhadores será feito nos municípios pelas entidades representativas. A partir das informações coletadas, será possível certificar e complementar os dados já organizados pela Previdência.

Para garantir o bom resultado da coleta de informações, o Ministério fará uma ampla capacitação, tanto dos servidores das Agências da Previdência Social como dos dirigentes e funcionários das entidades do campo, que farão o cadastramento.