Visita de Sarkozy ao Brasil resultará em acordos de cooperação bilateral em vários setores

19/12/2008 - 19h45

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente daFrança, Nicolas Sarkozy, chega ao Brasil segunda-feira (22) esua estada renderá aos dois países contratos e acordosde cooperação nas áreas da Defesa, Educação,Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.

No primeiro setor, estáprevisto um contrato de transferência de tecnologia quepermitirá ao Brasil construir quatro submarinosconvencionais, além do casco do primeiro submarino brasileirocom propulsão nuclear. O segundo será firmado com aHelibrás, empresa controlada pelo grupo francêsEurocopter e pelo governo deMinas Gerais e única fabricante de helicópteros naAmérica do Sul.

Cinqüentahelicópteros de transporte, modelo EC-725 Cougar, deverãoser construídos em Itajubá (MG) e comprados peloMinistério da Defesa, que os distribuirá àsForças Armadas. Segundo a assessoria do ministério,será a primeira compra feita pela nova Secretaria de Comprasdo ministério, cuja criação está previstano Plano Estratégico de Defesa Nacional, lançado ontem(18).

Ocusto do negócio ainda não foi divulgado, mas, aolançar o Pólo Aeronáutico de Helicópterosde Grande Porte, na cidade mineira, em junho deste ano, o presidenteLula explicou que o projeto previa investimentos entre US$ 300milhões e US$ 400 milhões para ampliaçãoda fábrica da Helibrás.

OBrasil também pretende adquirir tecnologia para produzir emterritório nacional equipamentos como óculos de visãonoturna e chips de monitoramento. Usados no contexto doprograma Soldado doFuturo, os equipamentos serão empregados paraqualificar a atuação na selva dos militares que servemna Amazônia. Segundo a assessoria do ministério, anegociação em torno da criação de umsistema de monitoramento de fronteiras também deveráfazer parte do acordo global para a Defesa.

Háainda a expectativa de que contratos e acordos sejam assinados comoutros ministérios ou órgãos do governobrasileiro. Um deles, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Inpe), visa a promover o acesso livre a dados de satélitesobtidos pelos dois países, solucionar problemas desensoriamento remoto e permitir o intercâmbio entre estudantese pesquisadores dos dois países.

Nasáreas de meio ambiente e Justiça devem ser concluídasnegociações bilaterais referentes a um acordo para queBrasil e França integrem esforços para coibir aexploração ilegal de ouro na fronteira com a GuianaFrancesa. Também está prevista a criaçãode um centro de estudos da biodiversidade e desenvolvimentosustentável na Amazônia e de um centro de cooperaçãopolicial. Ainda não foram divulgados detalhes sobre ainiciativa.

Nasegunda-feira à tarde, os ministros da Educaçãodo Brasil, Fernando Haddad, e da França, Xavier Darcous,assinam acordo de cooperação que prevê a criaçãode uma rede franco-brasileira de ensino profissionalizante, reunindoestabelecimentos de excelência dos dois países. O acordopermitirá intercâmbio entre professores, alunos eprofissionais do ensino médio profissionalizante e arealização de seminários para a troca deexperiências.

Aprevisão inicial, segundo a Embaixada da França, éque os acordos sejam assinados na terça-feira (23), mas, jána segunda-feira, Sarkozy e Lula participarão de dois eventosno Rio de Janeiro: o Fórum de Negócios Brasil-UniãoEuropéia e a Cúpula Brasil-União Européia.A noite, Sarkozy participa do lançamento do Ano da Françano Brasil, também na capital fluminense.