Governadora do Pará busca recursos para construir novo hospital em Belém

08/08/2008 - 0h05

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Além de negociar com o Ministério da Defesa a transferência do Aeroporto Júlio César da região central de Belém (PA) para um novo local, a governadora paraense, Ana Júlia Carepa, aproveitou a passagem por Brasília, hoje (7), para tentar obter do Ministério da Saúde recursos para a construção de um novo hospital na capital de seu estado.Segundo a governadora, o novo hospital abrigaria a Santa Casa de Misericórdia, onde morreram 253 bebês, entre janeiro e junho deste ano. "Apresentamos um projeto básico e já há um compromisso entre o ministro da Saúde [José Gomes Temporão], o governo estadual e o deputado federal Zequinha Marinho (PMDB) de buscarmos alocar recursos no Orçamento [da União] para garantir a construção desse hospital”.

Para ela, a construção de um novo hospital é a forma de evitar novos casos como as mortes ocorridas no setor neonatal da Santa Casa de Belém. “A situação em que muitas criança chegam ali muitas vezes extrapola os poderes dos profissionais e dos equipamentos existentes. A solução é termos um novo hospital”, disse a governadora à Agência Brasil.Segundo a secretária de Governo, Ana Cláudia Cardoso, que acompanhava Ana Júlia, com a construção do novo prédio, o atual hospital passaria a servir exclusivamente como instituição de ensino. A estimativa do governo é que o projeto, entre obras e equipamentos, exija cerca de R$ 70 milhões e que demore entre dois e três anos para ser concluído. “Temos que preparar um projeto mais detalhado. A partir daí, para começar a obra, precisaremos da alocação de recursos”.

A governadora também esteve no Banco do Brasil, onde tratou, entre outros temas, da possibilidade da instituição instalar em Belém um centro cultural como os existentes em outras capitais do país.