Obras da Transnordestina devem deslanchar no segundo semestre, diz governador

25/07/2008 - 23h40

Luciana Lima
Enviada Especial
Teresina (Piauí) - “A Ferrovia Transnordestina éa obra inacabada mais velha do Brasil”, criticou o governador dePernambuco, Eduardo Campos, após o 8º Fórum deGovernadores do Nordeste, realizado em Teresina, no Piauí. “Ela data do Império”, completou. Ele ressaltou, noentanto, que o histórico atraso da Transnordestina nãopode ser colocado na conta dos governos, apesar da obra fazer partedo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).“Essaé uma obra privada, é importante que isso fique claro.É uma obra do PAC que não é de nenhum governoestadual e nem federal. O governo federal está entrando comrecursos de financiamentos”, explicou Campos, Ele acredita que, apartir do próximo mês, haverá um ritmo maior paraa construção dos 1,7 mil quilômetros previstos noprojeto.A Transnordestina vai ligar o interior do Nordesteaos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). Até agora,somente o trecho de 96 quilômetros entre os municípiosde Salgueiro, em Pernambuco, e Missão Velha, no Ceará,está recebendo as obras de terraplanagem para a colocaçãode trilhos.De acordo com o governador, muitos licenciamentosnão foram concedidos porque, para muitos trechos, sequerexistia o projeto executivo.“Houve o licenciamento para aobra de Salgueiro a Missão Velha, que são esses 96quilômetros. O Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estruturade Transportes) recebeu o projeto de Salgueiro até a fronteiracom o Piauí e já concedeu o licenciamento. A construçãodeve se iniciar na segunda quinzena de agosto. Já estamosanalisando os outros trechos da fronteira do Piauí, atéEliseu Martins, e, de Salgueiro a Suape, e, de Missão Velhaaté o Porto de Pecém. O projeto executivo dessestrechos foram entregues agora pela empresa que comprou essa ferrovia,ainda no ano de 1997e não tinha feito o projeto executivo”,reclamou o governador.“É bom ficar claro o que éde responsabilidade do poder público e o que é deresponsabilidade da iniciativa privada”, completou.A empresa responsável pelaconstrução da ferrovia é a TransnordestinaLogística, que até maio chamava-se CompanhiaFerroviária do Nordeste (CFN). A principal acionista daconcessionária é a Companhia SiderúrgicaNacional (CSN).Com os licenciamentos concedidos, Camposavaliou que as obras devem deslanchar. “Os estados estãoassumindo as responsabilidades de desapropriação,licenciamento e tudo mais, os recursos estão garantidos e aTransnordestina é uma obra de logística fundamentalpara o movimento de integração de nossa região”,disse o governador pernambucano.A ordem para o início daconstrução da ferrovia no governo do presidente LuizInácio Lula da Silva foi dada há dois anos e a previsãoé de que ela esteja pronta em 2010.O investimento previsto para aferrovia é de R$ 4,5 bilhões, R$ 300 milhões daconcessionária da obra e o restante de financiamentos no Fundode Desenvolvimento do Nordeste e do Fundo de Investimentos doNordeste (R$ 3,5 bilhões).Outros R$ 400 milhões virãode empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômicoe Social (BNDES), além de R$ 250 milhões de novossócios.