Software vai permitir mapeamento da criminalidade no estado do Rio

03/07/2008 - 21h30

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Uma ferramentapioneira na Segurança Pública Estadual irá mapear as áreas de manchacriminal do Rio de Janeiro e permitir um controle mais preciso das áreaspatrulhadas pela Polícia Militar. O Instituto de Segurança Pública(ISP) apresentou hoje (3) o Observatório de AnáliseCriminal, um site desenvolvido pelo Instituto, com base em software utilizado pelo Ministério da Justiça, nos jogosPan-americanos. Segundo o vice-presidente do ISP, Robson Rodrigues, osoftware, que antes era voltado para a segurança dos jogos, agora temcomo foco a segurança pública.

Os policiaismilitares, e posteriormente outros órgãos de segurança, poderãoacompanhar os dados sobre a criminalidade em todo o estado, on-line. A ferramenta vai produzirá informações como o tipo de ocorrência, região, data e hora dos crimes.

Segundo osubsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Roberto Sá, osdados virão do serviço 190 e dos registrosde ocorrência. As imagens serão atualizadas a cada 30minutos. Além disso, os comandantes dos batalhões poderão patrulhar as viaturas por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS).“Essaferramenta vai permitir com que um comandante da PolíciaMilitar possa distribuir melhor o policiamento, com mais velocidade equalidade e, assim, permitindo mais rapidez na resposta que a populaçãoprecisa. Prevenindo bem, a tendência é evitar que ocorram os delitos.Já houve uma queda nos crimes e é isso que estamos perseguindo,queremos livrar a população da atuação dos marginais”, disse RobertoSá.Na próximasemana, um projeto piloto começará a funcionar no Batalhão do Méier, naZona Norte do Rio. De acordo com Sá, foi instalada internet banda larga em todas as unidades da PM neste ano para que tenham acesso aos dados do site.