Seminário discute combate ao comércio de substâncias que danificam camada de ozônio

04/06/2008 - 0h58

Da Agência Brasil

Brasília - OMinistério do Meio Ambiente, em parceria com o Ibama e aReceita Federal, promoveu hoje (3) o Seminário Nacional sobreCombate ao Comércio de Substâncias Destruidoras daCamada de Ozônio (SDOs).

Oencontro teve como objetivo fortalecer, nos principais portosbrasileiros, o combate ao comércio ilegal de substânciascomo o clorofluorcarbonos (CFC), gás usado como fuidorefrigerante em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, que danificam a camada de ozônio e intensificam o efeito estufa. Aimportação de CFC está proibida no Brasil desdejaneiro de 2007.

Segundo o secretáriosubstituto de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambientaldo Ministério do Meio Ambiente, Ruy de Goes, o Brasil deu maisum passo no cumprimento das metas do Protocolo de Montreal. “Isso éum trabalho conjunto, que é feito pelo Ibama, Receita Federal, Ministério do MeioAmbiente e pelas agências implementadoras. A soma dessesesforços tem resultado na implementação doprotocolo de Montreal pelo Brasil.”

Durante oseminário, o secretário lembrou que a implementaçãodo protocolo já salvou inúmeras vidas, ao diminuir aincidência de câncer de pele e de cataratas, alémde garantir o equilíbrio dos ecossistemas. “O Brasil járeduziu em mais de 95% o consumo desses gases."

Osequipamentos que fazem a identificação de SDOs foramentregues às superintendências estudais do Ibama.Segundo o secretário, os 17 equipamentos são utilizadospelos fiscais nos portos de entrada, com a perspectiva de ampliar ouso no futuro. “Serão colocados em pontos estratégicosque permitam a identificação desses gases no caso desuspeita de comércio ilegal”.