Produção da Petrobras na Nigéria deve começar no final deste semestre

12/04/2008 - 17h30

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Petrobras deve iniciar a produção de petróleo na Nigéria, na África, no final do primeiro semestre deste ano no Campo de Agbami, desenvolvido em parceria com a Total e a Chevron-Texaco.

Segundo informações da Petrobras, a produção se dará na plataforma do tipo FPSO (que produz, estoca e escoa petróleo e gás natural). Atualmente já estão sendo realizados os trabalhos finais de teste em mar.

A expectativa da companhia é de que a plataforma de Agbami venha a se tornar uma das maiores unidades produtores da Petrobras no exterior. Segundo informações da Petrobras, inicialmente o navio plataforma estará interligado a cinco poços, com uma produção de cerca de 150 barris por dia. Até o final de 2008, deverá atingir 250 mil barris por dia, com dez poços produtores.

A parcela de investimento da Petrobras na plataforma foi de US$ 270 milhões, e o capital para desenvolvimento do campo deverá ter retorno em cinco anos. No pico de produção do campo, caberá à Petrobras uma produção de 35 mil barris de óleo diários.

Ainda no final deste ano ou início de 2009, a Petrobras e seus parceiros (Total e Chevron) também deverão iniciar a produção no campo de Akpo, cuja produção estimada é de 185 mil barris de petróleo por dia – cabendo à Petrobras 37 mil barris.

As informações da empresa indicam que, em ambos os campos, as reservas estimadas são de 1,6 bilhão de barris de petróleo leve – de maior valor comercial no mercado internacional.

A previsão inicial de produção é de 400 mil barris de petróleo por dia, dos quais 65 mil caberão à Petrobras, que pretende colocar o produto no mercado internacional.

A plataforma de Agbami  tem capacidade para processar 250 mil barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural) por dia, armazenar 2,1 milhões de barris de óleo equivalente. No projeto, foram investidos US$ 6 bilhões e o petróleo recuperável no campo é estimado em 900 milhões de óleo equivalente.

As atividades da Petrobras na Nigéria não se limitam a produzir e explorar petróleo. No ano passado, a estatal brasileira firmou com a Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC) um memorando de entendimento para o fornecimento de álcool combustível (etanol) àquele país. Pelo contrato, a Petrobras se compromete a prestar assistência técnica aos nigerianos, de modo que eles possam dar início ao programa interno de adição de álcool à gasolina. Segundo a Petrobras, o primeiro embarque está programado ainda para o primeiro semestre deste ano.