Justiça federal condena espanhol a 13 anos de prisão por tráfico internacional de mulheres

10/03/2008 - 22h12

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A JustiçaFederal condenou o espanhol Aquilino Gonzalez Iglesias a 13 anos deprisão em regime fechado pelos crimes de tráficointernacional de mulheres e formação de quadrilha. Adecisão atende a denúncia do Ministério PublicoFederal (MPF) em Goiás e também determina a cobrançade multa de mais de 500 salários mínimos, baseada emvalores de 2006.

De acordocom o MPF, Iglesias era responsável por aliciar mulheres deGoiás para trabalhar em sua casa noturna na Espanha, o clubeLas Ninfas. O recrutamento era feito pela cunhada do espanhol, MagnaPires da Costa, condenada a mais de dez anos de prisão, alémde multa de 62 salários mínimos.

Os doisselecionavam as mulheres, orientavam as candidatas para emissãode passaportes e providenciavam passagens aéreas cidade deVigo, na Espanha. Todos os custos, inclusive as taxas de imigração,eram pagas por Iglesias. As brasileiras já chegavam àEuropa com uma dívida de cerca de R$ 9 mil.

Adenúncia aponta que o clube Las Ninfas teve um lucro de cercade R$ 6 milhões de reais entre 2005 e 2006, período emque o esquema foi denunciado. De acordo com o MPF, os bens e valoresadquiridos no Brasil com o dinheiro do crime, deverão serretidos em favor da União.