Sul fluminense terá plano estratégico de transporte rodoviário

13/02/2008 - 21h59

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O desenvolvimento acelerado da região sul do estado gerou a necessidade de um plano estratégico de transportes específicos para os municípios atendidos pela BR-101. O assunto foi discutido hoje (13) entre o governador Sérgio Cabral Filho, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, também secretário de Obras, e o presidente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot.Um grupo de trabalho iniciará as discussões do plano estratégico nas próximas semanas. Entre as grandes obras da região estão uma nova siderúrgica, o porto de Itaguaí e a usina de Angra 3. “O fluxo de veículos vai aumentar muito no sul do estado. O presidente Lula sempre diz que, se houver bons projetos, existem recursos. Então vamos fazer bons projetos para nos habilitarmos a esses recursos”, disse Pezão.Para o presidente do Dnit, os dados disponíveis sobre fluxo de veículos e os projetos previstos para a região demonstram que serão necessários investimentos maiores do que simplesmente adequação da BR-101. “Nós notamos que há necessidade de novos investimentos, a partir de uma visão estratégica, para fazermos novas rodovias de acesso portuário. Se era uma via praticamente para o turismo, ela passa a ter um tráfego rodoviário mais intenso.”Como exemplo, foi citado o caso de Angra 3, que teve o reinício das obras aprovado e deve entrar em operação em 2014. Por questão de segurança, é necessária a duplicação da BR-101 no local, além da pavimentação de vias estaduais de acesso a outros municípios, que podem ser usadas como rotas alternativas em casos de emergência.Luiz Antônio Pagot também explicou as obras na BR-101 do norte fluminense, que passará a ser administrada por uma empresa, com pedágios. Na estrada, que liga o estado ao Espírito Santo, à Bahia e ao Nordeste, falta sinalização e há muitos buracos, o que contribui para um grande número de acidentes. “A parte de restauração, como tapa-buracos, restauração de acostamentos e manutenção de viadutos, isso é imediato. A partir da semana que vem, a empresa que ganhou a concessão já vai querer entrar com tudo.”