Seppir vai contratar empresa para transportar ministro

13/02/2008 - 20h17

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Depois dodesligamento da titular da Secretaria Especial de Políticasde Promoção da Igualdade Racial (Seppir), MatildeRibeiro, por gastos irregulares com o cartão corporativo,entre eles mais de R$ 118 mil com aluguel de carros, será contratada uma empresa para “encaminhar a demanda de transporte”da pasta em território nacional.

Oministro interino da Seppir, Martvs das Chagas, disse hoje (13) àAgência Brasil que uma licitação para acontratação está sendo conduzida peloMinistério da Justiça, ao qual a Seppir évinculada administrativamente.

“Alicitação pública, através de pregão,é para contratar uma empresa que ficaria nos próximosanos, ou no tempo que a Seppir determinar, responsável porencaminhar a demanda de transporte do ministro no territórionacional. Esperamos já ter resultado nos próximos 60dias. Acredito que o problema estará resolvido de maneiradefinitiva ”, afirmou.

Ele defendeu uma reestruturação da Seppir mas afirmou queisso deve ser feito de acordo com a função dasecretaria, que segundo ele, “é um órgão decoordenação e articulação política,não é um ministério finalístico, nãoopera na ponta” e, portanto, não demanda umainfra-estrutura grande. “Dificuldades de estruturaçãonão passam pura e exclusivamente por desejo – passam pordiálogo no interior do governo, por readequaçãode cargos, por novos cargos. Neste momento, não temos, ogoverno tem dificuldades. Mas acredito que nos próximos mesesnós vamos resolver o problema”, disse.

Oministro interino informou ainda ter conhecimento “de movimentações”sobre a indicação de um nome definitivo para a pasta,mas disse que não foi sondado nem recebeu comunicaçãooficial sobre sua permanência ou substituição nocargo: “É um momento de muito diz-que-diz, de muitos boatos. O que eu estou acompanhado é pela imprensa”.

Questionadosobre as possíveis indicações já apontadas, Chagas disse que “são nomes valorosos”, maspreferiu não citá-los. “A minha situaçãoé muito delicada. Se eu disser que meu nome serácolocado, dará a interpretação de que estoufazendo campanha para ficar. Se eu disser que tem ocandidato A, B, C ou D, podem dizer que eu estou fazendo uma lista depersonalidades que eu gostaria que viessem para a Seppir”, argumentou.

O nome dodeputado federal Edson Santos (PT-RJ) foi apontado hoje em coluna de um jornal do Rio de Janeiro como o do futuro ministro da Seppir. Apesar de o deputado confirmar que foi sondado,nenhum convite ou anúncio oficial foi feito até agora.“Se for o companheiro Edson Santos a assumir, a Secretariaestará em boas mãos”, comentou o ministro interino.