Comunidade negra quer Leci Brandão como ministra, diz fundador da ONG Educafro

01/02/2008 - 21h05

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A cantoraLeci Brandão é apontada por Frei David, fundador e conselheiro daorganização não-governamental (ONG) Educaçãoe Cidadania de Afro-descendentes e Carentes (Educafro), como a indicação da comunidade negra para substituir aex-ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoçãoda Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, que pediu desligamentodo cargo hoje (1º).

“Frenteao erro da Matilde, nós entendemos que o governo Lula devepensar com sabedoria e escolher um nome de consenso nacional. E nósachamos que o nome da Leci Brandão é o grande nome domomento”, afirmou.

FreiDavid contou que, em reunião após a reeleiçãodo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, propôs o nomede Leci Brandão para o cargo. E que a cantora “achou aproposta interessante” na ocasião. “Eu estou procurando aLeci, não encontrei ainda; mas estou transmitindooficialmente que nós, comunidade negra, estamos indicando aLeci Brandão como candidata a ministra das relaçõesraciais”, anunciou. A cantora integra o Conselho Nacional dePromoção da Igualdade Racial (CNPIR).

Naavaliação de Frei David, Matilde Ribeiro “foi vítimade um problema maior”, porque existe, na sociedade brasileira,“um vício de escravidão, de uma naçãoonde só negros eram punidos”. Para ele, o governo deve darmais atenção à Seppir, com aumento da dotaçãoorçamentária da pasta, por exemplo.