Infraero poderá indenizar passageiros por atrasos em vôos

06/12/2007 - 21h39

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Sergio Gaudenzi, explicou à Agência Brasil que a estatal vai indenizar os passageiros dos vôos que sofrerem atrasos devido a problemas com a infra-estrutura dos aeroportos. A empresa estatal administra 67 dos principais aeroportos do país.A medida é reflexo do plano anunciado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, na última terça-feira (4). Entre outras medidas, o pacote para inibir os atrasos de vôos nos aeroportos - principalmente nos de Guarulhos (região metropolitana de São Paulo) e de Congonhas (Zona Sul da capital paulistana) – prevê um sistema de ressarcimento dos passageiros por atrasos de vôos.

Se os atrasos forem provocados pelas empresas aéreas, caberá a elas ressarcir os usuários. “Evidentemente, se a Infraero tiver culpa, ela será penalizada. O tratamento vai ser igual para todos [empresas e órgãos responsáveis pela aviação civil]”, disse Gaudenzi à Agência Brasil após participar, hoje (6), de reunião no Ministério da Defesa, em Brasília.

Gaudenzi afirmou que, se for necessário, os recursos sairão dos cofres da estatal. Ele garantiu, no entanto, que a empresa irá se esforçar para evitar atrasos. “Vamos fazer um trabalho muito forte para não termos que pagar nada”.

Gaudenzi citou a contratação de cerca de 300 operadores de raio-x como exemplo das medidas que a Infraero já está adotando para evitar novos transtornos durantes as férias escolares. “Se for preciso contratar mais funcionários, nós o faremos. A idéia é não termos nenhum problema nos aeroportos”.