Bolas do futebol para cegos são fabricadas por jovens abrigados em fundação de Feira de Santana

18/08/2007 - 17h23

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - As bolas de futebol usadas por pessoascom deficiência visual no país são produzidas porjovens da Fundação de Apoio ao Menor de Feira deSantana (BA). Com apoio do Projeto Pintando a Liberdade, doMinistério do Esporte, são confeccionadas cerca decinco mil bolas por ano, que são distribuídasgratuitamente também para mais de 100 países filiados àFederação Internacional de Esportes para Cegos.

Segundo o presidente da fundação, que atendecrianças e adolescentes em sistema de residência esemi-residência em processo social e preventivo, AntônioLopes, a bola fabricada lá é oficial, credenciada pelaConfederação Brasileira de Desportos para Cegos.

As bolas são de courosintético e têm guizos dentro, para orientar osjogadores pela audição.

Cerca de 1,2 mil pessoas trabalhamna fundação na confecção de materiaisesportivos. Elas recebem treinamento e o material necessáriopara a fabricação. Cada bola de futebol para cegos gerauma renda de R$ 2,75, que é repassada pelo Ministériodo Esporte à entidade.

Além das bolas com guizos, aFundação de Apoio ao Menor de Feira de Santanaconfecciona bolas de futebol, redes, sacolas e uniformes para escolaspúblicas estaduais e municipais em todo o país eentidades esportivas. Amanhã (19), a SeleçãoBrasileira de Futebol de 5 (para deficientes visuais) enfrenta aArgentina na final dos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro.