Anac divulga justificativa de diretor para viagem paga pela TAM

03/08/2007 - 23h35

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou hoje (3), em seu portal na internet, a íntegra do documento apresentado por um de seus diretores,  Josef Barat, à Comissão de Ética Pública do governo federal. No documento, com data do dia 1º, ele rebate as críticas que recebeu por ter viajado aos Estados Unidos com despesas pagas pela companhia aérea TAM.

Barat explica que viajou a convite da empresa para participar de evento promovido pelas bolsas de valores de Nova York e de São Paulo, no qual proferiu palestra sobre O Futuro Desenvolvimento do Setor Aéreo e suas Questões Atuais. E que o interesse da TAM em convidá-lo deveu-se à "relevância, para os investidores no segmento do transporte aéreo, do pronunciamento da autoridade reguladora em eventos desta natureza, além do reconhecimento, pelo mercado financeiro brasileiro e americano, da expertise que possuo sobre a matéria, como economista e professor".

Como o convite veio acompanhado da oferta de custeio das passagens e hospedagem na cidade, Barat alega ter solicitado um parecer à Corregedoria da Anac. Segundo ele, o corregedor da agência concluiu que não havia conflito de interesses no fato de um funcionário viajar às custas de uma companhia que a Anac tem de fiscalizar. Barat ainda alega que, com o parecer – em que a presença de um diretor da Anac no evento era classificada como “atividade inerente à função regulatória da autarquia” –, a diretoria da agência o teria “designado” para representá-la.